• I. LIMA

museus e acervos virtuais

*Para acessar esse conteúdo é recomendado o uso de um tradutor simultâneo, para saber mais sobre confira aqui. *


1. Art Institute of Chicago

https://www.artic.edu/collection


O acervo online do Art Institute of Chicago possui uma vasta diversidade de trabalhos artísticos, que vão desde pinturas contemporâneas até objetos pré-históricos. Apesar de ser toda em inglês, a página possui um layout instintivo, e sua ferramenta de filtros permite selecionar obras a partir de suas cores, data de produção, tipo de suporte e muitas outras categorias, incluindo a pesquisa por obras de domínio público, as quais são permitido o download e uso gratuito para trabalhos pessoais ou comerciais. Ao entrar na página de uma obra especifica aparecem sugestões de obras semelhantes que possam te interessar, de acordo com o estilo, temática e artista, e conteúdos relacionados à ela.



2. MASP no Google Arts & Culture

https://artsandculture.google.com/partner/masp


O acervo online do MASP foi feito em parceria com do Google Arts & Culture, conta com 1.011 imagens em alta resolução obras de arte, um tour virtual interativo pela exposição fixa do museu e outro pela exposição “Quem tem medo de Teresinha Soares?”, e seis exposições online com temas variados. Todo o conteúdo da página está em português, no entanto, além da ficha técnica não são colocadas explicações adicionais sobre as obras. O Google Arts & Culture também possui um app de celular.






3. Tate

https://www.tate.org.uk/search?type=artwork



A coleção online do Tate possui obras que datam desde os anos 1500, no entanto o carro chefe do museu são os trabalhos modernos e contemporâneos. O diferencial desse acervo são seus hyperlinks, ou seja, ao acessar a página de uma obra que possui um texto introdutório, existem links para que você possa ler mais sobre movimentos, técnicas ou artistas citados que ainda não conhece. Nas páginas de obras também são indicadas outras obras que possam te interessar, junto a conteúdos que abordam temas relacionados à obra.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo