• I. LIMA

ferramentas ligadas à arte

*Para acessar esse conteúdo é recomendado o uso de um tradutor simultâneo, para saber mais sobre confira aqui. *




Art Palette


Google Arts & Culture


artsexperiments.withgoogle.com/artpalette





A Art Palette foi criada em 2018 como parte de diversos experimentos com machine learning e inteligência artificial (AI) feitos pelo laboratório criativo da plataforma Google Arts & Culture, e assim que foi lançada, diversas pessoas - artistas, criativas e curiosas - começaram a usar a ferramenta para conhecer novos trabalhos artísticos e ganhar inspiração para suas próprias criações.

A página apresenta através da criação de paletas de cores - que podem ser entradas manualmente, criadas a partir de uma imagem, ou geradas automaticamente - imagens de obras, fotografias e objetos de diversas instituições artístico-culturais que apresentam cores dentro da paleta sugerida.





gnod ART


Global Network of Discovery


art.gnod.com




O site Gnod teve origem no interesse de Marek Gibney em inteligência artificial e interface de usuário, e consiste em um sistema self-learning, que a partir de dados entrados por usuários gera sugestões similares e aprende quais delas o usuário gosta, não gosta ou desconhece. A plataforma possui diversos projetos, dentre eles o GNOD Art, no qual são entrados nomes de até três artistas, com base nos quais é gerada a lista de sugestões.

O ponto mais interessante é que ao entrar artistas que fogem do padrão clássico, podemos contribuir para o aprendizado e diversificação do sistema, que amplia com cada entrada sua biblioteca de indicações.






UbuWeb



ubu.com





Em 1996, primórdios da web como nós conhecemos, o professor Kenneth Goldsmith criou o UbuWeb para postar obras raras de poesia concreta, o que começou como um site de difusor de conteúdo literário se tornou em um arquivo essencial de literatura, cinema e música de vanguarda e experimental dos séculos XX e XXI. O arquivo é vasto e se divide em diversas categorias - Filme e Vídeo, Som, Dança, Poesia Visual, Quadrinhos Conceituais, Escrita Conceitual, entre outros - e embora a interface esteja disponível somente na língua inglesa, sua diagramação é de simples entendimento sendo possível também usar tradutores simultâneos para o acesso.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo